Brincadeira!!?!?!?!!

Estamos no meio da Quaresma, época de tradições e costumes, mas hoje peço licenças a todos pra tocar num assunto bastante polêmico, principalmente aqui em SC: A farra do boi.
Me desculpem os falsos moralistas, os que defendem e os que acreditam que tudo não passa de uma atrocidade, mas creio que esse pensamento é de quem nunca viu uma farra ocorrer.

Há alguns anos, próximo ao feriado da Páscoa, fui passar um final de semana em Governador Celso Ramos, uma cidade situada no litoral de SC. A cidade é famosa por ocorrer farras durante toda a quaresma. O que vi não parecia nem um pouco com as maldades apresentadas pelos telejornais desse país. O 'mangueirão' é um espaço cercado destinado à farra, ali, apenas os ditos mais corajosos tem coragem de entrar. Quando dentro, a maioria tem a clara noção de quem manda no espaço é o boi, apenas um ou outro idiota se atreve a tirar a camisa e enfurecer o animal. Quando alguém rela no boi, no mesmo momento é repreendido pela população que ali assiste e aplaudido quando corneado pelo quadrúpede.

A farra do boi é uma tradição aceita e regulamentada em vários países da Europa, mas principalmente em Portugal e na Espanha. Nesses países a farra acontece , soltando um boi na rua, amarrado ou não numa corda, e quem manda é o boi. Assim como ocorre algumas vezes em nosso estado... As pessoas correm fugindo do boi, buscando se alojar em um ponto mais alto, ou um lugar o qual o boi não consiga chegar, como se fosse uma presa fácil.

Mas o que vem aqui não é a questão de como ela o corre ou não, mas sim perguntar: Por que proibir ao invés de regulamentar, criar regras para que o animal possa ser poupado e o mal farrista punido. Em 2007, o prefeito de Governador Celso Ramos, sancionou uma lei junto à comunidade e farristas para regulamentar a farra, criando assim fortes punições ao maltrato e regras claras sobre como brincar, alterando o nome para brincadeira do boi. O Tribunal de Justiça do Estado revogou a lei, sendo que a maioria dos que ali se fazem presentes não entendem o que ocorrem, já que ficam atrás de suas mesas o dia inteiro, ou vêm de outro estado sem nunca querer entender a cultura local.

Essas mesmas pessoas que não aprovam uma farra com normas, com fiscalização, são as mesmas que aplaudem os rodeios no centro-oeste onde oeste, e provavelmente até frequentam a grife chamada BARRETOS. Não estou recriminando os rodeios ou a festa de peão de Barretos, mas que acho um rodeio bem mais parecido com uma tourada do que a nossa farra, isso sim.

Segue um vídeo para ilustrar o que digo:




As pessoas que falam essa época da farra do boi, têm o intuito de esconder as sujeiras que ocorrem, como por exemplo, a farra dos políticos, a farra do senado, a farra da polícia, a farra das CPI's, do tráfico de drogas, do crime organizado e por aí afora...
Se a polícia pensasse em coibir essas outras farras, e apenas acompanhasse a farra do boi creio que a brincadeira do boi seria algo saudável. O que não poderia em hipótese alguma, é uma população toda, de farristas que vão pra se divertir sem ao menos encostar no boi pagar por uma minoria que pega seus pedaços de paus, suas roupas ou suas próprias mãos para judiar do animal.

Assim como proibiram os animais em circo, por causa de uma minoria que não tinha consciência para com os mesmos, fizeram com a farra. Não estou aqui pedindo que a farra ocorra de qualquer forma, mas querendo levantar a bandeira Pró uma Brincadeira do Boi Regulamentada, amparada por uma lei que saia do papel e tome as ruas. Por uma brincadeira legal e saudável.









Comentários

Anônimo disse…
Assino embaixo, Fábio! Acho que para tudo há um limite. Costumo dizer que tudo é válido, desde que se prejudique o outro.
A partir do momento que prejudicamos alguém, a coisa já excede o limite.
Adorei o texto!

Bom domingo pra você!

Lu
Anônimo disse…
Xiiii, eu quis dizer "tudo é válido, desde que "não" se prejudique o outro"...
Blue disse…
Olá. Retribuindo a visita e comentando este artigo: divertir-se sim, mas não as custas de alguém! Abraços.
Ju Blasina disse…
Olá, agradeço seus inúmeros comentários em meu blog (Poesias +2 Tantos). É ótimo ter um leitor tão participativo!
Aproveitei para retribuir a visita, lendo as tuas produções - muito bem escritas!
Não digo que concordo com todos os argumentos (em relação a este artigo, por exemplo, não acho que animal algum deva servir para o enterterimento humano, nem mesmo como estimação!), mas assino em baixo em relação a um aspecto:
Contra os extremismos de qualquer tipo! Parabéns pelo Blog! Abraços
Anônimo disse…
Acho que com regras as coisas seriam muito mais organizadas.
Boa semana!
:.tossan® disse…
Você tem razão, a farra mesmo é na política, mas não adianta eu sempre vou torcer e vibrar com as chifradas do touro, mesmo com este belíssimo texto. Abraço
Anônimo disse…
Meu amigo, venho agradecer sua amizade e a força dada em oraçao pela saude do meu irmão, obrigado pela mensagem deixada no Livro, tenha uma otima semana e um forte e fraterno abraço...
=) disse…
Deviam fazer farra do boi com o boi de mamão
uahuauha
da espeta umas varas nas costas do cara e tal
vai ser bem legal
colocar um político la dentro
uhauhauhaauh
Lilith disse…
Acho respeitar a cultura dos outros é um bom príncipio.
Gostei da forma em que expôs o assunto, permitiu uma visão sob outro angulo.
Tenha uma ótima semana.

Postagens mais visitadas